login

IP Flutuante

Endereços IP flutuantes para uma maior flexibilidade no desenvolvimento das suas aplicações

Todos os servidores dedicados e VPS da DW Word incluem um IPv4 (/32) pré-configurado e um bloco IPv6 (/64).

Para aumentar a flexibilidade, os utilizadores podem atribuir até 256 endereços IP adicionais.

O que é um IP flutuante? Trata-se de um endereço IP adicional que pode ser trocado de um serviço para outro no mesmo datacenter. Existe a possibilidade de trocar endereços IP entre diferentes datacenters, se estes estiverem situados no mesmo país.

Os principais casos de uso de IP flutuantes são:

  • a ativação de blocos IP para configurar vários endereços IP nos seus serviços;
  • a gestão de uma migração (flutuante), possibilitando facilmente a troca de um serviço para outro;
  • a atribuição de IP geolocalizados adicionais para ampliar sua audiência internacional.

O que é o IP Flutuante?

Um IP Flutuante, também chamado IP de migração, melhora a continuidade do serviço das suas aplicações e sistemas. Esta tecnologia permite-lhe trocar os endereços IP de uma solução para outra em menos de um minuto, praticamente sem qualquer interrupção para os seus utilizadores.

Pode ser utilizada durante as migrações de serviços (deslocação dos projetos do ambiente de desenvolvimento para o de produção, por exemplo) ou no caso da migração para um servidor de backup em caso de falha.

Como obter um endereço IP?

Para se beneficiar de uma configuração com IP Flutuante e de um IP RIPE na DW Word é simples: Basta ter uma plano de VPS Cloud, cPanel Cloud ou Dedicado ativo e solicitar via ticket.

O que é um endereço IP RIPE?

Trata-se de um endereço IP europeu, gerido e distribuído pelo registo RIPE (Redes de IP Europeias). É dirigido por uma comunidade aberta, que assegura as condições administrativas e técnicas para manter e desenvolver a Internet.

Um dos principais papéis do RIPE consiste em atribuir os blocos de IP aos fornecedores de acesso à Internet (FAI) e registar as informações numa base de dados pública (blocos de endereços IP dos países, atribuição atual dos IP, geolocalização dos IP, etc.).

Na DW Word, pode selecionar a geolocalização do seu bloco IP RIPE entre 14 países europeus: Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido e Suíça.

Com os blocos IP RIPE, você pode adaptar seu plano de endereçamento consoante as suas necessidades, escolhendo blocos de 4 a 256 IP e gerindo o seu Reverse DNS (PTR).

No Canadá e nos Estados Unidos, é o ARIN (American Registry for Internet Numbers) que supervisiona a gestão e a distribuição dos endereços IP. Os endereços IP geográficos do ARIN podem ser utilizados da mesma forma que os IP RIPE e atribuídos a blocos de IP ou utilizados como IP Flutuante.

Deseja contratar IPs Flutuantes?

Login

Fique por dentro das novidades!

Receba tudo em primeira mão.
Cadastrar
close-link