login

O que é imagem .BAK.JPG e como excluí-la no WordPress

Muitos clientes acabam nos questionando sobre imagens .bak.jpg, o que são e como excluí-las. Para auxiliar, resolvemos criar este artigo.

Para quem ainda não sabe, imagens .bak são backups de imagens originais no tamanho real e são criadas pelo plugin Smush Pro.

Se você identificou elas em seu servidor, na configuração de seu Smush Pro está habilitada esta opção de backup. Você pode desabilitá-la mas é recomendável que não desabilite, pois se você vier a precisar da imagem em tamanho original, você não mais a terá.

O problema de criar backups de imagens em seu tamanho original, é o alto consumo de armazenamento, que dependendo dos limites do servidor, pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

Essas imagens, no entanto, não são apenas arquivos de imagem no servidor, mas também entradas relacionadas no banco de dados, portanto, elas também teriam que ser removidas.

Infelizmente, até o momento da criação deste artigo, ainda não há uma opção no núcleo do Smush para isso e ainda não há certezas se terá em atualizações futuras.

Não se preocupe! Respondendo a solicitações de usuários, a equipe do Smush providenciou um arquivo, que servirá ao propósito, até que uma solução mais definitiva seja implantada.

Como intalar Smush original images e excluir imagens .bak.jpg (.bak.png)

Esses arquivos são úteis para manter as imagens originais como backup mas se você tiver certeza de que não precisa mais deles, poderá excluí-los com o snippet personalizado baixando direto do GitHub:

Lembre-se: Realize um backup de seu site antes de qualquer procedimento e só exclua as imagens se tiver certeza de que não mais precisará delas.

  1. Depois de ter feito o download, envie o arquivo para o servidor, dentro da pasta Plugins (/wp-content/plugins) e descompacte.
  2. Clique no menu “Plugins”, dentro da administração do WordPress, procure por “Smush original images” e ative-o.

Uma vez ativado, você terá um novo menu dentro do menu Smush Pro, na administração de seu WordPress, chamado Imagens Originais.

Clique nele (deve ter um link para site.com/wp-admin/admin.php?page=original-images) e ele carregará uma página que deve começar a listar todas as imagens .bak. Elas são carregadas com ajax e, se houver muitas ou forem enormes, pode levar algum tempo.

Clique nas que você deseja excluir ou marque a caixa de seleção “Marcar todas”, caso queira que todas sejam excluídas, depois clique no botão “Excluir selecionados” e deve começar a excluir as imagens. Novamente, pode demorar um pouco.

Fique por dentro das novidades!

Receba tudo em primeira mão.
Cadastrar
Categorias

Fique por dentro das novidades!

Receba tudo em primeira mão.
Cadastrar
close-link
Fique por dentro dos melhores conteúdos para sua presença online
Receba tudo em primeira mão.
Cadastrar
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.
Estamos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Close